14 benefícios de correr

A cada dia os benefícios que a corrida proporciona são mais evidentes, isso explicaria porque a cada dia mais pessoas aderem a essa tendência, que também lhes permite viver de forma feliz e positiva.

Muitas dessas pessoas que se dedicam à corrida, o fazem para ter um peso ideal, ganham mais resistência, agilidade, força, flexibilidade, entre outros. No entanto, a cada dia novos benefícios da corrida são descobertos.

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A seguir, mencionaremos alguns desses benefícios que você poderia obter se ingressasse no grupo de pessoas que já estão engajadas nessa prática.

1-Você se torna uma pessoa com mais otimismo: já que enquanto corre você libera tensões acumuladas, através da produção de endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar. Tudo isso contribui para muito menos episódios depressivos ou que as pessoas sofram de ansiedade.

2-Causam um estado de relaxamento: principalmente se você fizer uma corrida suave, por alguns quilômetros. Isso produz paz interior, bem como mais tranquilidade. Correr também ajuda a reduzir o estresse e acalmar os nervos e a ansiedade.

3-Contribui para a proteção da cartilagem: o que vai ao contrário do que se costumava pensar, ou seja, que ao correr os joelhos ficavam afetados e não era conveniente para a cartilagem realizar esta atividade de corrida. No entanto, agora foi determinado que aqueles que correm com frequência geram uma maior produção de cartilagem e também os protegem de doenças degenerativas.

4-Melhora a audição: bem, algumas pesquisas, como uma realizada na Universidade de Bellarmine, concluíram que essa prática desenvolve uma audição mais apurada nas pessoas, com uma diferença de 8% em relação aos indivíduos que levam uma vida sedentária. Correr parece aumentar o fluxo sanguíneo para o pavilhão auricular.

5-Reduz a dor: nas pessoas que se dedicam a correr, ao contrário das que não o fazem.

6-Beneficia a pele: já que quem corre tem menos chance de gerar câncer de pele.

7-Reduz dores de cabeça: especialmente em pessoas que sofrem de enxaquecas e que tendem a correr recorrentemente. Essas dores geralmente diminuem.

8-Auxilia os músculos: novamente, ao contrário da crença de que a massa muscular diminuiu, agora, foi demonstrado que a prática da corrida ativa o mecanismo pelo qual novos músculos são gerados, de forma que, além disso, uma menor degeneração na musculatura nível.

9-Contribui para a prevenção do câncer: quem corre, ou pratica alguma atividade, muitas vezes também pode se beneficiar por ter menor probabilidade de sofrer de qualquer tipo de câncer, principalmente no que se refere à prevenção do câncer no intestino ou nos pulmões.

10-Você pode ter mais inteligência: a prática de exercícios tem efeitos muito benéficos para o corpo, pois a corrida também afeta algumas áreas do cérebro, ajudando-as a serem estimuladas, o que significa que pessoas que correm diariamente podem experimentar melhorias em suas funções cognitivas.

11-Permite que os ossos sejam mais fortes: sabe-se que as atividades esportivas de média-alta intensidade ou de carga possibilitam que as pessoas tenham uma maior densidade óssea, que por sua vez funciona como uma barreira protetora contra a osteoporose ou fraturas No entanto, já se sabe que o exercício de corrida, que pode ser realizado com alta intensidade, permite que os ossos fiquem mais protegidos e fortalecidos.

12-É possível ter um melhor sistema pulmonar e cardiovascular: de fato, quem treina regularmente é capaz de ter as mesmas funções aeróbicas independentemente da idade. A corrida também evita que o sistema pulmonar envelheça rapidamente e o sistema respiratório funciona melhor, já que seus músculos também são fortalecidos.

13-Melhorias no sistema vascular: o exercício por corrida atrasa o sofrimento da arteriosclerose, ou seja, quando as artérias apresentam problemas porque se endurecem. Quando uma pessoa não flui, seus vasos sanguíneos também ficam rígidos, o que faz com que o coração trabalhe mais e, em última análise, isso causa problemas como doenças cardíacas.

14-Proporciona melhor capacidade nas atividades motoras: que está relacionada ao sistema nervoso central, visto que com o passar dos anos essas atividades diminuem, e uma das formas ideais de retardar a deterioração é por meio da prática de treinamentos.

Esses são apenas alguns dos benefícios de correr regularmente, já que ficar inativo só produz ossos fracos e falta de elasticidade na cartilagem, então treinar frequentemente ajuda nosso corpo e mente.

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