Como ler a Bíblia corretamente: dicas e orientações!

É comum que algumas pessoas não leiam a Bíblia, a correria do dia a dia e as preocupações acabam tirando um pouco o foco de algumas necessidades, como ler a Bíblia. Geralmente, as pessoas só se lembram de ler a bíblia quando estão passando por algum tipo de dificuldades. Também existem aquelas pessoas que não sabem como começar a ler a bíblia. 

Por isso, listamos algumas dicas importantes de como ler a bíblia.

Existem muitas formas para ler a bíblia. A leitura precisa ser adaptada conforme a necessidade de cada um. É importante que antes de começar a leitura, você faça a seguinte pergunta: o que eu sei e o que devo saber sobre a Bíblia? Algumas pessoas crescem ouvindo histórias sobre a Bíblia, porém outras nunca sequer abriram o livro sagrado.

Outro passo importante é escolher sua Bíblia, ela existe em vários idiomas, desde a mais antiga, em linguagem mais arcaica, até as mais modernas. Portanto, se você ainda não leu a Bíblia e deseja começar, busque algumas dicas, tire um tempo, mesmo que seja antes de dormir e leia uma pequena passagem. É aos poucos que devemos começar.

Em que ordem a Bíblia deve ser lida

Sabemos que a Bíblia se diferencia da maioria dos livros. Na verdade, a Bíblia não é apenas um livro, mas sim uma coletânea de 66 livros que foram reunidos e organizados de acordo com o gênero literário. Nesse sentido, as pessoas que vão começar a ler a Bíblia devem começar pela capa. Após ler a capa, o leitor deve começar a ler um dos quatro evangelhos, no Novo Testamento. Lucas, João, Mateus e Marcos foram as pessoas responsáveis por escrever a biografia de Jesus, cada um de uma forma diferente. No entanto, em qualquer um desses livros lhe mostrará a vida do Cristo, o protagonista do livro sagrado. 

Veja algumas dicas de como ler a Bíblia:

Como ler a Bíblia: faça uma leitura devocional

Algumas pessoas acham isso entediado, por isso não costuma ler a bíblia. Nem todas as pessoas podem fazer grandes estudos diariamente ou mensalmente, pois nem todos foram chamados para esta missão. Então, para os cristão devotos com empregos e uma rotina que toma a maior parte do dia, não precisam realizar estudos grandiosos nas escrituras. Por isso, a leitura devocional é a melhor opção.

Ao realizar uma leitura devocional, esse cristão terá a vida e o testemunho grandioso entre as pessoas a sua volta.

Para isso é necessário que você saiba ler a Bíblia, entender o que leu e aplicar em seu cotidiano. 

Como ler a Bíblia: Entenda o Cânon Bíblico

Para dar início a sua leitura da Bíblia, você precisa saber que ela não é um livro, ela é um agregado de livros escritos por apóstolos, sacerdotes, profetas e fiéis a Deus, e todos foram inspirados por Deus. Esse grupo de livros é chamado de Cânon Bíblico. Eles foram escritos em diferentes épocas. Mas, eles não são bagunçados! Eles estão organizados, por isso é chamado de Cânon, eles estão ordenados por Temática. 

Primeiramente, existem 2 testamentos que são: o Antigo e Novo Testamento.

No antigo Testamento está escrito tudo que aconteceu antes de Cristo, já no novo testamento está inscrito o que aconteceu depois de Cristo. Vale ressaltar que dentro deles existem outros blocos. Se você conseguir decorar esses 5 blocos simples em cada testamento, você terá uma noção básica de como foi organizado, além de ser de muita ajuda para entender como os enredos conversam entre si.

Como ler a Bíblia: Entenda a Cronologia Bíblica

Muitas pessoas não sabem como os fatos aconteceram. Por isso, existe a Cronologia Bíblica que é justamente a ordem que tudo aconteceu, parece bobo, mas já vi pessoas dizerem que a Bíblia era um acúmulo de frases de sabedoria.

A principal linha histórica da bíblia é: como começou o mundo, o que ocorreu até que comece a citar a vida de Abraão, Jacó e Isaque, a vida dos filhos de Jacó até a vida e morte de Jesus Cristo e termina com as vidas dos apóstolos. Basicamente a bíblia é um resumo de cada livro.

Como ler a Bíblia: estabeleça pequenos objetivos

Geralmente, no início de cada ano, costumamos fazer planos e estabelecermos metas e objetivos. Que tal começar com o objetivo de ler a bíblia? Esse hábito pode te fazer muito bem. Come lendo pequenos trechos até que você se torne um grandioso estudioso da palavra, como versículos de gratidão.

Iniciar o ano com um plano de leitura no aplicativo é uma excelente opção. Comece com uma demanda de 15 a 20 minutos.

Como ler a Bíblia: aproveite momentos em filas

É comum que quando vamos resolver alguma coisa em bancos, lotéricas, entre outros, perdemos muito tempo em filas, portanto, essa é uma excelente hora para fazer sua leitura diária da bíblia. Já existem aplicativos bíblicos que funcionam offline. Então se voc|Você está disposto a começar a ler a bíblia, essa é sua hora.