Vitamina B: A Vitamina Essencial para a Nossa Saúde

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Não existe uma única vitamina B, mas eles são uma família inteira de nutrientes com várias funções em nosso corpo e implicações importantes para a nossa saúde. Eles são encontrados em alimentos de diferentes tipos, e alguns têm relevância especial, dependendo do tipo de dieta que temos. Nesta ocasião, abordamos a variedade de vitaminas do tipo B, sua importância para o nosso bem-estar e onde encontrá-las.

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VITAMINA B CONTRA FADIGA

Se você já foi à farmácia procurar um remédio para cansaço ou fadiga, é muito possível que você tenha recomendado suplementos vitamínicos nos quais a estrela é vitamina B. Tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico … Todos eles e muitos Mais pertencem ao seu grupo. Essas vitaminas têm um papel fundamental na regulação da energia que nos move e, portanto, seu déficit está associado à fadiga, fadiga e falta de força.

VITAMINA B1 OU TIAMINA

Dose diária recomendada para adultos : 1mg-1,2 mg (miligramas)

Função no corpo: Ajuda as células a converter os açúcares que obtemos com os alimentos em energia. Tem um papel importante na ativação muscular, cardíaca e nervosa.

Alimentos em que está: os grãos integrais que conservam o germe são ricos em tiamina, além de legumes, sementes e nozes. Também é encontrado na carne, peixe como truta ou atum e no ovo. Bebidas com álcool, enquanto isso, dificultam a absorção dessa vitamina.

VITAMINA B2 OU RIBOFLAVINA

Dose diária recomendada para adultos: 1,3mg-1,6mg

Função no corpo: está envolvida em muitas funções, entre as quais a transformação de alimentos em energia, pois favorece a absorção de proteínas, gorduras e carboidratos e a formação de glóbulos vermelhos no sangue.

Alimentos nos quais é encontrado: Pode ser encontrado em laticínios, carnes, ovos, leveduras, cereais, legumes e vegetais de folhas verdes.

VITAMINA B3 OU NIACINA

Dose diária recomendada para adultos : 14 mg-18 mg

Função no corpo: Como todas as vitaminas do complexo B, é importante para o nosso corpo extrair energia dos alimentos. Além disso, ajuda o funcionamento do sistema digestivo, pele e nervos. Tomar uma dose alta de niacina na dieta também ajuda a manter o colesterol sob controle.

As funções da niacina incluem a eliminação de substâncias químicas tóxicas do corpo e a participação na produção de hormônios esteróides sintetizados pela glândula adrenal, como hormônios sexuais e hormônios relacionados ao estresse.

Alimentos em que é encontrada: A niacina pode ser encontrada em muitos alimentos, como laticínios, ovos, peixe, legumes, arroz e nozes.


Dose diária recomendada para adultos:
1,2 mg – 1,5 mgvVITAMINA B6

Função no corpo: Além de um ativador do sistema nervoso, a vitamina B6 é essencial na produção de anticorpos que ajudam a combater infecções e na formação de hemoglobina, que transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue.

Também aumenta o desempenho muscular e a produção de energia. Isso ocorre porque, quando há necessidade de mais esforço, favorece a liberação de glicogênio armazenado no fígado e nos músculos. Também pode ajudar você a perder peso, pois ajuda nosso corpo a obter energia a partir de gorduras acumuladas.

Alimentos em que é encontrado: é encontrado em legumes, nozes, carne e também em abacate.

VITAMINA B9 OU ÁCIDO FÓLICO

Quantidade diária recomendada para adultos: 300 µg (microgramas)

Função no corpo: A principal função do ácido fólico é o crescimento e manutenção dos tecidos, bem como a produção de DNA. Por esses motivos, é uma das vitaminas mais importantes durante a gravidez. As mulheres grávidas podem precisar de até 5 vezes mais ácido fólico.

Alimentos nos quais é encontrado: A principal fonte de ácido fólico são os vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e algumas leguminosas.

VITAMINA B12

Quantidade diária recomendada para adultos : 2,0 µg (microgramas)

Função no corpo: Esta vitamina está envolvida na manutenção do sistema nervoso, no uso de proteínas pelo organismo e na formação de glóbulos vermelhos no sangue.

Alimentos em que é encontrada: A vitamina B12 é a única vitamina que não pode ser obtida naturalmente a partir de vegetais. Por esse motivo,é importante que pessoas vegetarianas estritas tomem sob a forma de suplementos . A vitamina B12 pode ser encontrada no fígado, marisco, carne, ovos e laticínios.

As vitaminas do grupo B são grandes aliados em saúde e bem-estar. Tomar uma dieta equilibrada, variada e suficiente ajudará você a alcançar tudo o que seu corpo precisa para lhe proporcionar o máximo a cada dia.

 

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