Obesidade infantil e problemas de peso

O seu filho tem problemas de peso? Essas dicas podem ajudar seu filho a atingir e manter um peso saudável.

Compreendendo os problemas de peso na infância

Como pai, poucas coisas são mais fofas do que seu bebê de bochechas cheias ou os joelhos rechonchudos de seu filho.

Para algumas crianças, entretanto, essa adorável gordura de bebê pode se transformar em um problema de saúde.

Hoje, quase uma em cada quatro crianças e adolescentes nos países desenvolvidos está acima do peso ou é obeso.

Esses quilos extras colocam as crianças em risco de desenvolver sérios problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas e asma. A obesidade infantil também cobra um preço emocional.

Crianças com excesso de peso geralmente têm problemas para acompanhar outras crianças e participar de esportes e atividades. Outras crianças podem provocá-los e excluí-los, levando à baixa auto-estima, imagem corporal negativa e até depressão .

Se você está vendo seu filho lutar com o peso, é fácil se sentir oprimido ou desamparado. Mas há muito que você pode fazer para ajudar seu filho.

Diagnosticar problemas de peso e obesidade o mais cedo possível pode reduzir o risco de seu filho desenvolver doenças graves à medida que envelhecem.

E ao envolver toda a família, você pode quebrar o ciclo de problemas de peso e obesidade, melhorar a saúde física e mental de seu filho e ajudá-lo a estabelecer uma relação saudável com uma alimentação que durará por toda a vida. Seja qual for o peso do seu filho, diga-lhe que você o ama e que tudo o que deseja fazer é ajudá-lo a ser saudável e feliz.

Seu filho está acima do peso?

As crianças crescem em ritmos diferentes em momentos diferentes, por isso nem sempre é fácil saber se uma criança está acima do peso.

O índice de massa corporal (IMC) usa medidas de altura e peso para estimar quanta gordura corporal uma criança tem. No entanto, embora o IMC seja geralmente um bom indicador, NÃO é uma medida perfeita da gordura corporal e pode até mesmo ser enganoso quando as crianças estão passando por períodos de rápido crescimento.

Se seu filho registrar uma medição de IMC alta para a idade, seu médico pode precisar realizar avaliações e exames adicionais para determinar se o excesso de gordura é um problema.

Causas de problemas de peso e obesidade em crianças

Entender como as crianças ficam acima do peso é um passo importante para quebrar o ciclo. A maioria dos casos de obesidade infantil é causada por comer demais e se exercitar de menos.

As crianças precisam de comida suficiente para apoiar um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Mas quando eles consomem mais calorias do que queimam ao longo do dia, isso pode resultar em ganho de peso.

As causas de problemas de peso em crianças podem incluir:

  • Famílias ocupadas cozinhando menos em casa e comendo mais fora.
  • Acesso fácil a fast food e junk food barato e de alto teor calórico.
  • Maiores porções de alimentos, tanto em restaurantes quanto em casa.
  • Crianças que consomem grandes quantidades de açúcar em bebidas adoçadas e escondidas em uma variedade de alimentos.
  • Crianças gastam menos tempo brincando ativamente fora e mais tempo assistindo TV, jogando videogame e sentadas no computador.
  • Muitas escolas eliminando ou cortando seus programas de educação física.

Mitos e fatos sobre problemas de peso e obesidade em crianças Mito 1: A obesidade infantil é genética, então não há nada que você possa fazer a respeito.

Fato: embora os genes de uma pessoa influenciem o peso, eles são apenas uma pequena parte da equação.

Embora algumas crianças sejam mais propensas a ganhar peso do que outras, isso não significa que estejam destinadas a ter problemas de peso. A maioria das crianças consegue manter um peso saudável se comer bem e se exercitar.

Mito 2: Crianças obesas ou com sobrepeso devem ser colocadas em dieta.

Fato: A menos que seja orientado de outra forma pelo médico do seu filho, o tratamento para a obesidade infantil não é a perda de peso.

O objetivo deve ser retardar ou interromper o ganho de peso, permitindo que seu filho cresça até o peso ideal.

Mito 3: é apenas gordura de bebê. As crianças vão superar o peso.

Fato: a obesidade infantil nem sempre leva à obesidade na idade adulta, mas aumenta dramaticamente os riscos.

A maioria das crianças que estão acima do peso em algum momento da pré-escola ou do ensino fundamental ainda está acima do peso ao entrar na adolescência. A maioria das crianças não supera o problema.

Para combater problemas de peso, envolva toda a família

Os hábitos saudáveis começam em casa. A melhor maneira de combater ou prevenir a obesidade infantil e os problemas de peso é colocar toda a família em um caminho mais saudável.

Fazer melhores escolhas alimentares e tornar-se mais ativo beneficiará a todos, independentemente do peso.

Você também pode causar um grande impacto na saúde de seus filhos ao se envolver com os detalhes de suas vidas.

Passar tempo com seus filhos – conversando sobre o dia deles, brincando, lendo, cozinhando – pode fornecer-lhes o impulso de auto-estima de que podem precisar para fazer mudanças positivas.

Procure saídas médicas como o uso de produtos detox pra limpar o organismo.

A fórmula do detox caps é natural e pode ser indicada por um médico competente

Liderando pelo exemplo

Se seu filho vir você comendo vegetais, sendo ativo e limitando o tempo de TV, há uma boa chance de que ele faça o mesmo.

O que você come.  Conte ao seu filho sobre os alimentos saudáveis que você ingere, enquanto os ingere. Você pode dizer: “Estou comendo brócolis com molho de alho. Quer comer alguma coisa? ”

Quando você cozinha.  Cozinhe saudavelmente na frente de seus filhos . Melhor ainda, dê-lhes um emprego adequado à idade na cozinha. Conte a eles sobre o que você está fazendo e por que é bom para o seu corpo.

Como você se move.  Exercite-se de alguma forma todos os dias. Seja autêntico – faça coisas de que você gosta. Diga a seus filhos o que você está fazendo e convide-os para acompanhá-lo.

Seu tempo livre.  Evite a televisão ou muito tempo com o computador. É muito menos provável que as crianças liguem as telas se estiverem desligadas e você estiver fazendo algo em que elas possam se envolver.

Estratégias para a vida real

  • Reconheça que você tem mais controle do que você imagina. Você pode desligar a TV, o computador ou o videogame. Você pode escolher descer do ônibus um ponto antes do normal e caminhar o resto do caminho, especialmente quando estiver com seus filhos. Você pode dar mais vegetais para sua família para o jantar.
  • Pense nos benefícios imediatos. Se reduzir o risco de futuras doenças cardíacas parece abstrato, concentre-se nas coisas boas que podem acontecer agora. Você não se sentirá desconfortavelmente satisfeito se comer uma porção menor ou pular a sobremesa. Fazer caminhadas com seu filho adolescente pode levar a uma conversa maravilhosa que nenhum de vocês esperava. Dançar ou brincar com seus filhos é muito divertido e pode ser um ótimo treino.
  • Faça pequenas mudanças fáceis ao longo do tempo. Sugerir que os membros da família façam uma corrida juntos todos os dias provavelmente fará com que você revire os olhos. É mais fácil e atraente começar com algumas novas abordagens de nutrição e atividade física que toda a família está realmente disposta a experimentar. Por exemplo, dê um passeio depois do jantar algumas noites por semana, em vez de ligar a TV.

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